David Mendes

A história? A história muda a cada objeto desenterrado?
Siga-me

A Verdade Mítica



By  David Mendes     15:56    Marcadores: 

Às vezes ouvimos alguém dizer a seguinte pergunta: “… tal coisa é mito ou verdade?”
As pessoas que assim se referem ao mito não têm ideia sobre seu real significado, porque os mitos já são verdades profundas, verdades que vão muito além dos acontecimentos do dia a dia.
Esse modo de referir-se ao mito demostra o pragmatismo do modo de viver moderno, no qual as pessoas estão tão ocupadas em atingir objetivos de valor externo, que não dão valor à sua experiência interna.
Assim, para nos referirmos ao mito temos de nos utilizar dos conceitos místicos de atualidade e realidade.
Os mitos, por estarem muito além da atualidade, se referem à coisas absolutamente transcendentais. Buscam fazer com que nossas experiências no nível puramente físico causem uma ressonância no mais profundo de nosso ser, de um alcance tal que possa atingir a consciência de uma coletividade.
A Mitologia é um conjunto de histórias herdadas pelo homem através dos séculos para auxiliá-lo em sua busca interior, e lembrá-lo do papel que ele deve exercer na sociedade em que vive. Desde sempre, ela tem ajudado o homem a construir civilizações e formar religiões e filosofias, o que evidencia também seu valor prático.
Os mitos, entretanto, não têm a intenção de competir com a ciência e a razão. Eles nos abrem as portas para outra realidade: o mistério de viver, com seus dramas e tragédias individuais e coletivos. Mistério esse que a ciência e a razão nunca desvendaram nem desvendarão.
A beleza dos mitos está no dom que têm de nos abrir portas, possibilidades para a nossa vida. Exigem de nós a participação, a tomada de posição, cobram de nós a coragem de viver. Cada um de nós tem então, o desafio de recriar um mito, de acordo com sua visão e compreensão.
Utilizando-nos corretamente das mensagens dos mitos poderemos então, por exemplo, pelo uso do escudo do herói Perseu (a reflexão), com o qual ele derrotou a medusa (o medo do desconhecido), viver sem nos afastarmos do mundo e de seus horrores, mas perceber que tais horrores podem ser a antesala de uma maravilha.


“Renê Artos”
Curta e Compartilhe a Página Oficial do Autor David Mendes

Sobre o Autor David Mendes

O Escritor Místico nascido na cidade de São Paulo é Autor do Livro "Astral - Uma Viagem sem Volta", puplicado no verão de 2015 e prefaciado por Angie Stanley, Escritora, Psicóloga, Palestrante e ocupante da Cadeira de Número 1 da Academia de Letras Cora Coralina. David está prestes a publicar sua primeira trilogia, "A Loja", e, logo mais, sua Obra mais aguardada por seus leitores, "CID10 - O Diário de Uma Esquizofrênica". Leia a Biografia Completa do Autor.


Antes de sair gostaria de assinar meu Blog?

100% gratuito

atualizado

sem spam